I must be dreaming.......

"...pra quem tem pensamento forte o impossível é só questão de opinião."

Você sabe o que é auto-estima?
Auto-estima é a opinião e o sentimento que cada um tem por si mesmo. É ter consiência de seu valor pessoal, acreditar , respeitar e confiar em si. Coisas nem sempre tão simples assim.


A auto-estima , juntamente com o amor prórpio , é a base para o ser humando. É a cura para todas as dificuldades e sofrimentos. E mais , é a cura para todas as doenças de origem emoçionale relçoes destrutivas

A auto-estima começa a se formar na infância , a partir de como as outras pessoas nos tratam. Crença que é necessária aprovação da mãe ou pai. Ou seja , as experiências do passado exercem influências significativas na auto-estima quando adultos.  Perde-se a auto-estima quando se passa por muitas decepções , frustrações, em situações de perda ou quando não se é reconhecido por nada que faz.  O que abala não é só a falta de reconhecimento por parte de alguém , mas principalmente a falta de reconhecimento por si próprio.

Quando a auto-estima está baixa a pessoa se sente inadequada, insegura , com dúvidas , incerta do que realmente é com um sentimento vago de ão ser capaz.  Não acredita ser capaz de ter alguém que a ame , de fazer aquilo que quer , de se cuidar, desenvolvendo assim um sentimento de insegurança muito profundo , desistindo facilmente de tudo que começa.

Como ela mesma não se ama , se sujeita a qualquer tipo de relação para ter alguém ao seu lado, tornando-se dependente de relações destrutivas e não conseguindo forças para sair delas.  Vale lembrar que esse processo acontece inconsientemente. A pessoa não tem conseiência do por que está agindo assim , apenas sente o sofrimento que pode se e´xpressar em forma de angústia , dor no peito ,choro , pesadelos, vazio , agressividade, depressão, punição e doenças.

Culpam os outros pelos próprios erros , encaram todas as críticas como ataques pessoais e tornam-se dependentes de relações doentes. O maior indicador de uma pessoa com baixa auto-estima  é quando sente intensa necessidade de agradar , não conseguem dizer "não" busca aprovação e reconheçimento por tudo o que faz, semre querendo se sentir importante para as pessoas , pois na verdade , não se sente importante para si mesma.  Com isso , se abandona cada vez mais. 

A auto estima também  influencia a escolha dos relacionamentos. Aqueles com elevado amor-próprio  em geral atraem pessoas com a mesma caracteristica, gerando uniões saudáveis, criativas e harmoniosas.  Já a baixa-auto estima acaba atraindo ou mantendo relacionamentos destrutivos e dolorosos. Quando há amor próprio não se deixa envolver nem manter relações destrutivas.  Há também uma relação direita e muito importante entre desenpenho profissional e auto-estima.


A auto-estima influencia tudo que fazemos , pois é o resultado de tudo que acreditamos  ser , por isso o autoconhecimento é de fundamental importância para aumentar a auto estima. Ou seja confiar em si  mesmo , ouvir sua intuição , acreditar em sua voz interior, repeitar seus limites , reconhecer seus valores , expressar seus sentimentos sem medo , sentir-se completamente capaz e se tornar independente da aprovação dos outros , tudo isso faz com que a auto-estima se eleve.  Mas é um processo gradativo que exige trabalho e conscientizaçãO .

Na verdade ,todos estamos à procura de amor. E esse sentimento ainda é o que rege tudo o que fazemos , buscamos e somos. Principalmente o amor por si mesmo , que é a base da construção da auto-estima. Que tal reconstruir a sua ?

0 comentários:

Postar um comentário

É sempre bom ouvir o que o outro pensa a respeito daquilo que eu penso !! Haha' ..

Deixe seu comentário = )

Visitantes *--*

About Me

Minha foto
@AnaTodarO
Sou o que se poder chamar de de pessoa impulsiva. Como descrever? Acho que assim: vem-me uma idéia ou um sentimento e eu, em vez de refletir sobre o que me veio, ajo quase que imediatamente. O resultado tem sido meio a meio: às vezes acontece que agi sob uma intuição dessas que não falham, às vezes erro completamente. Trata-se de saber se devo prosseguir nos meus impulsos. E até que ponto posso controlá-los. [...] Vou pensar no assunto. E certamente o resultado ainda virá sob a forma de um impulso. Não sou maduro bastante ainda. Ou nunca serei.
Ver meu perfil completo

*Páginas

*Postagens Populares

* Pesquisar este blog

Tecnologia do Blogger.

Seguidores